Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

conceito da corrente eléctrica

Corrente elétrica é um fluxo contínuo de electrões ou iões (partículas eléctricas carregadas) ao longo de um material condutor como um fio ou cabo e ainda, a corrente eléctrica pode ser criada num espaço físico.

Estas cargas eléctricas (electrões ou iões) são geradas por uma diferença de potencial eléctrico (ddp) entre dois pontos, que empurra os electrões ao longo do condutor e movidas pelo campo eléctrico criado por essa diferença de potencial (ddp). De facto, ao submetermos um material condutor a uma ddp, os electrões fluem do ponto de maior concentracção de electrões para o ponto de menor concentracção num sentido ordenado.

Conhecendo as unidades de medida da corrente eléctrica

A unidade de medida da corrente eléctrica no SI é o Ampere (A). Em homenagem ao André-Marie Ampère, um cientista francês do século XIX, considerado o “pai da Electricidade” e o inventor da teoria matemática da electrodinâmica. Ele descobriu a Lei de Ampère, que descreve o movimento de correntes eléctricas ao redor de um condutor dentro de um campo magnético, e também foi o primeiro a investigar a propriedade da indução electromagnéta e criou a unidade de medida de corrente eléctrica, o Ampère.

Também pode ser usado os submúltiplos e multiplos desta unidade da corrente eléctrica.

Submúltiplos:

Múltiplos:

Os 3 tipos de corrente eléctrica que não pode perder de conhecer

Existem três tipos de corrente eléctrica nomeadamente:

Corrente Contínua

Corrente contínua (CC ou DC) é um fluxo contínuo de elétrões em um circuito eléctrico, em que a direcção do fluxo e o valor da tensão permanecem constantes.

A corrente contínua é produzida por fontes, como baterias, geradores eléctricos, painéis solares e outros dispositivos. Ela também pode ser gerada por conversores de corrente alternada, que transformam a corrente alternada em corrente contínua. A corrente contínua é usada em uma grande variedade de aplicações, desde equipamentos electrónicos médicos até circuitos de computadores.

É diferente da corrente alternada (AC), que varia a sua direção e tensão ao longo do tempo.

Corrente Alternada

A Corrente Alternada (CA) é uma forma de corrente eléctrica na qual a direcção de fluxo de corrente se alterna periodicamente. Isso significa que, a cada meio ciclo, o sentido da corrente muda de direcção. A Corrente Alternada é produzida por geradores e é usada para fornecer energia eléctrica a residências e empresas.

Ciclo da corrente eléctrica

A frequência de uma Corrente Alternada é medida em Hertz (Hz) e é o número de ciclos completos que a corrente executa em um segundo. A frequência mais comum na rede eléctrica é de 60 Hz na América, Ásia e 50 Hz em muitos países da Europa e África.

Corrente Pulsada

A Corrente Pulsante (CP) é um tipo de corrente eléctrica que oscila entre valores de polaridade positiva e negativa em um período de tempo especificado. Esta oscilação de polaridade é chamada de pulsação. Estes pulsos são gerados através de circuitos electrónicos especiais, que podem gerar pulsos com diferentes formas de onda, durações de pulso, amplitude, frequência e outros parámetros controláveis.

A CP é usada em aplicações que requerem mudanças rápidas na corrente que pode ser usada para aplicação em motores eléctricos, como nas máquinas de lavar louça, motores de veículos, entre outros.

A CP é caracterizada pela sua ampla faixa de pulsação, permitindo que seja adaptada às necessidades da aplicação. Além disso, a CP tem a vantagem de ser mais eficiente em termos de energia, pois a corrente pulsada pode ser controlada de forma precisa, o que reduz o consumo de energia e a geração de calor.

Corrente Pulsante

Qual é o sentido real da corrente eléctrica?

A corrente elétrica é a movimentação de eletrões ao longo de um material condutor. O sentido da corrente eléctrica é geralmente determinado pela convenção de corrente convencional. Esta convenção define que a corrente eléctrica flui do ponto de maior potencial eléctrico para o ponto de menor potencial eléctrico. Por este motivo, o sentido da corrente eléctrica é conhecido como “do positivo para o negativo”.

No entanto, esta fluxo não condiz a realidade em prática. Tomando em consideração o fluxo dos electrões que partem do ponto de maior concentração para o ponto de menor concentração, levamos em conta neste caso o fluxo electrónico. Este fluxo ocorre para que haja um equilíbrio dos electrões dentro do condutor eléctrico.

Em outras palavras estamos dizendo que o lado com maior potencial eléctrico é onde existem muitos electrões e poucos protões, enquanto que o lado com menor potencial eléctrico é o lado onde poucos electrões e muitos protões. Logo o sentido real da corrente electrica é do negativo para o positivo, tomando em consideração o fluxo electrónico.

Sentido da corrente eléctrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *