Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O JavaScript é uma das principais linguagens de programação interpretada de alto nível ou seja, é uma linguagem de programação que permite a criação de scripts para automatizar tarefas repetitivas e multi-paradigma, com tipagem dinâmica e estrutura de objectos baseada em protótipos, criada na década de 1990 por Brendan Eich, co-fundador da Mozilla através da solicitação da empresa Netscape.

Código em javascript


É mais conhecida como a linguagem de script para páginas web, mas também pode ser usada em servidores, em aplicações autónomas, em dispositivos embarcados e em outros ambientes.
O javascript é executado no lado do cliente, e pode ser usada para criar aplicativos que interagem com o usuário em tempo real onde o código é interpretado pelo navegador do usuário. Ele também pode ser usado para criar aplicativos de servidor com Node.js, ou para criar aplicativos nativos para dispositivos móveis usando frameworks como React Native. O código é escrito no HTML, e pode ser usado para criar sites e aplicativos interativos. É também usado para criar jogos, aplicativos e outros tipos de programas para executar em navegadores da web. O JavaScript também pode ser executado fora de um navegador, em ambientes que permitam o uso de scripts.


O JavaScript pode ser usado para criar interfaces de usuário, validar dados de entrada, controlar o fluxo de processos, animar elementos da página web e muito mais. O JavaScript é executado no lado do cliente, ou seja, no navegador do usuário, em vez do servidor. Isso torna a execução do JavaScript rápida e responsiva.
O JavaScript é uma linguagem de programação que pode ser usada para interagir com outras linguagens de programação, como:

e com a ajuda de bibliotecas como:


Ele pode ser usado para criar aplicativos web, aplicativos para dispositivos móveis, computação em nuvem e muito mais. O JavaScript pode ser usado para acessar e manipular dados de outras linguagens, como XML ou JSON, ou para desenvolver aplicações que usam APIs de terceiros para acessar dados de outras fontes. O JavaScript também pode ser usado para criar extensões para outras linguagens, como o Node.js, para adicionar recursos a essas linguagens.
O JavaScript permite aos programadores criar scripts que interagem com os elementos contidos na página web, como formulários, marcadores, links, etc. Ele também permite criar aplicações de interface de usuário (UI) complexas com gráficos 3D, áudio e vídeo, animações e jogos.

Versões do JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação dinâmica, interpretada e de tipagem fraca, originalmente criada para ser utilizada principalmente no lado do cliente (front-end) em aplicações web. Desde então, tem evoluído e ganhado novos recursos, resultando em diferentes versões da linguagem.

A primeira versão estável do JavaScript foi lançada em 1996, e desde então, tem sido mantida e desenvolvida pela ECMA (European Computer Manufacturers Association). A ECMA é responsável por definir os padrões da linguagem, e as principais implementações, como o JavaScript do navegador e o Node.js, seguem esses padrões.

As versões mais recentes e populares do JavaScript incluem:

ECMAScript 5 (ES5):

Lançada em 2009, é a versão mais amplamente suportada pelos navegadores actualmente em uso. Adicionou novos recursos, como suporte para JSON, melhorias na manipulação de arrays e objectos, e novos métodos para trabalhar com strings e números.

ECMAScript 2015 (ES6):

Lançada em 2015, introduziu uma série de novos recursos, como arrow functions, template literals, destructuring, entre outros. Essa versão mudou significativamente a forma como o JavaScript é escrito e tornou a linguagem mais fácil de ser utilizada para aplicações de grande escala.

ECMAScript 2016 (ES7):

Lançada em 2016, adicionou alguns pequenos recursos, como o operador exponencial (**) para cálculo de potência.

ECMAScript 2017 (ES8):

Lançada em 2017, introduziu a operação async/await para tornar o trabalho com promises mais fácil e legível.

ECMAScript 2018 (ES9):

Lançada em 2018, adicionou algumas pequenas melhorias, como o spread operator para objetos e novos métodos para strings e arrays.

ECMAScript 2019 (ES10):

Lançada em 2019, adicionou recursos significativos, como o método flat e flatMap para arrays, e o método trimEnd e trimStart para strings.

A evolução do JavaScript tem sido constante e a cada nova versão, novos recursos são adicionados para tornar a linguagem mais poderosa e fácil de ser utilizada. É importante estar sempre atento às novidades e tendências da linguagem para aproveitar ao máximo seus recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *